B" H

Mensagem do Rosh Yeshivá

Rabino Chaim Binjamini

Rabino Chaim Binjamini

A  Yeshivá de Petrópolis

Yeshivá história & conceito

 

    "Muitos aprenderam a ler da esquerda para a direita, a escrever palavras como instrumento de comunicação e, assim, através de vários anos de estudos seculares, acumularam muitos conhecimentos para a vida profissional e bem estar material. Poucos, porém, tiveram a oportunidade de aprender a escrever da direita para a esquerda, a ler a língua sagrada da Torá e entender, desde a numerologia estabelecida de cada letra hebraica em específico, até o significado espiritual mais abrangente da herança milenar da religião judaica.

A Yeshivá Colegial de Petrópolis vem justamente resgatar o lado mais carente e abandonado do nosso ser: a essência da alma judaica."

 

"Quando compramos um aparelho simples ou complexo, este vem acompanhado de um manual de instruções para o seu devido uso. E se por acaso não lemos ou não seguimos as orientações do fabricante, o objeto pode ser  danificado e não mais fazer sua função. O Criador, abençoado seja, criou um mundo maravilhoso e dentro dele uma criatura complicada e complexa, o ser humano. Deu a ele a capacidade de compreender, investigar e fazer descobertas científicas a fim de construir e desenvolver o potencial nesse mundo colocado, e ser como um sócio para D"S na criação, como a ordem de D"S a Adão para que cuide e trabalhe a terra,

 sendo esta por sua vez criada há cinco dias atrás! Porém, com estas mesmas capacidades o homem também tem condições de acabar com o mundo com muito mais rapidez, facilidade e em quantidade muito maior. Surge então a pergunta: O que devemos fazer para melhorar o mundo e não destruí-lo?
D"S por sua vez, nos entregou o manual de intrusões em nossa sagrada Torah, que diz: "seus caminhos são caminhos agradáveis e todas suas trilhas, trilhas de paz". Entretanto, é necessário estudar e cumprir suas orientações, e desta forma se revela à pessoa um novo horizonte e todas as teorias da humanidade caem perante ela, inclusive ideologias que
acreditavam ser a solução dos problemas da sociedade e que na prática, trouxeram a destruição moral e física de abrangência mundial.
No dia do nascimento do povo de Israel, na festa de Pessach, foi dado aos pais o mérito de, junto a mesa do Sêder, educar seus filhos sobre "os quatro tipos de filho" (como consta na Hagadá) com anseio de se igualarem ao filho sábio, que dá continuidade a uma tradição milenar, reconhecendo através do estudo da Torah, a maravilhosa relíquia da cultura judaica original, concretizando os ideais que nos foram passados de geração após geração. É este é
o manual de instruções do Fabricante, não uma ideologia ou teoria. No entanto, por meio desta Torah sagrada, D"S nos proporcionou e intuiu procurar a construir um mundo bonito e harmonioso, um mundo de paz e verdade entre os povos, entre um homem e seu próximo; que através de suas boas ações se aproxime a época da redenção verdadeira e completa pois será a plenitude da criação, que seja brevemente em nossos dias!"

Ocupando uma área verde de 120 mil metros quadrados com clima de montanha, bosques, jardins, sinagoga, mikve, refeitório, quadra de esportes, piscina e alojamentos confortáveis a Yeshivá Colegial Machané Israel se dedica a educar em regime de horário integral jovens a partir dos 12 anos.

 

É oferecida formação em 1° e 2° graus reconhecida pelo MEC, curso de informática em convênio com o O.R.T. além dos estudos de Hebraico, Torá e Talmud baseados na mais autêntica formação judaica.

Com o apoio, incentivo e bênçãos do líder de nossa geração, o Rabi de Lubavitch, a Yeshivá de Petrópolis vem educando há quatro décadas, centenas de jovens com uma sólida formação de caráter, fundamentada nos mais autênticos valores judaicos.

Conhecida internacionalmente devido a qualidade dos seus alunos, a atuação da Yeshivá de Petrópolis mantém-se fiel a tradição milenar de sempre estar na dianteira do desenvolvimento e adaptação do nosso povo através dos lugares e do tempo. A convivência de alunos e professores em regime integral permite o acompanhamento individualizado do desenvolvimento pedagógico, social e emocional de cada jovem.

Pelos cursos de 1º e 2 º graus, reconhecidos pelo MEC passaram alunos que são hoje: empresários, médicos, engenheiros, músicos, administradores, cientistas e advogados entre outros profissionais de sucesso. O afastamento mas não o isolamento dos grandes centros urbanos proporciona uma rara oportunidade de desenvolvimento natural e saudável. Ao término de suas vivências na Yeshivá de Petrópolis, os alunos adquirem maturidade e preparo para suas vidas.

Manter o espírito judaico e o cumprimento da Lei em todas as situações, é uma tarefa básica exercida pela Yeshivá de Petrópolis. A forma de educar e seguir as leis, costumes e tradições judaicas são regidas pelas orientações milenares de nossos Sábios.

A pioneira Yeshivá Machané Israel trouxe todo esse acervo e está constantemente expandindo seus limites e acolhendo jovens de todo o Brasil e de todas as procedências.

E com a mesma e milenar finalidade: formar jovens conscientes e ativos nos seus lares, na sociedade, nas suas profissões e no país. O objetivo é claro: transmitir e treinar os jovens na prática do Judaísmo na sua forma pura e original. Esta é a Yeshivá de Petrópolis. Tradicional e moderna

Em todas as gerações e gerações, independente da situação financeira em que se encontravam, os judeus sempre se esforçaram em cumprir a regra criada na época do Segundo Templo: em todas as comunidades judaicas deverá haver um Cheder escola para crianças acima de 5 anos com professores especializados ) além das Yeshivót para jovens solteiros e casados. Os Chadarim e as Yeshivót são quem defendeu a fé e a religião e são

 

aquelas que formaram e ainda formam pessoas com sabedoria, honestidade que estudam Torah e cumprem Mitzvot com auto-sacrifício.